terça-feira, 26 de maio de 2009

Passos para fazer um bom texto dissertativo

A elaboração de um texto dissertativo deve ser produto de um plano de trabalho, do qual fazem parte as informações, a posição crítica do qual queremos tratar, o perfil da pessoa ou grupo a que nos dirigimos e o tipo de reação que nosso texto deve despertar. Ou seja, o texto dissertativo deve ser produzido de forma a satisfazer os objetivos que nos propusemos a alcançar.
Existe uma forma já elaborada para a organização desse tipo de texto. Consiste em estruturar o material de que dispomos em três momentos principais: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão:


1) INTRODUÇÃO: é o ponto de partida do texto. Por isso, deve apresentar de maneira clara o assunto a ser tratado e também delimitar as questões referentes a esse assunto que serão abordadas. Dessa forma, a introdução encaminha o leitor, estabelecendo para ele a orientação adotada para o desenvolvimento do texto. Atua como uma espécie de roteiro.


2) DESENVOLVIMENTO: é a parte do texto em que idéias, conceitos, informações e argumentos de que você dispõe serão desenvolvidos, de forma organizada e criteriosa. O desenvolvimento deve nascer da introdução: nesta, apontam-se questões relativas ao assunto que será abordado; no desenvolvimento, essas questões devem ser desenroladas e avaliadas, sempre por partes, de maneira gradual e progressiva. A introdução já anuncia o desenvolvimento, que retoma as informações apresentadas na introdução de modo mais completo e explicativo.


3) CONCLUSÃO: é a parte final do texto, um resumo claro de tudo o que já foi dito. Além desse resumo, que retoma o conteúdo anterior do texto, a conclusão deve expor claramente uma avaliação final do assunto discutido.


Observe que cada uma dessas três partes que compõem o texto dissertativo se relaciona com as outras, completando-as. As observações que acabamos de fazer contribuem para seu melhor desempenho como produtor de textos dissertativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário